domingo, 29 de maio de 2011

Hospedagem no Point do Vinho...

O espaço escolhido para visita, para observação do hospedar, foi o Point do vinho, uma casa de vinhos, localizada no Tatuapé, tratando-se de um espaço comercial, onde se tem a possibilidade de degustar bons vinhos e coolers, juntamente com porções, afim de não sair totalmente alcoolizado do local,  existindo a possibilidade de visitar o local sozinho, a dois ou com um grupo de amigos. A escolha do local para esta visita, foi de acordo com um gosto pessoal e por ser apreciadora de vinhos, conheci o local em visita anterior e resolvi observar mais atentamente esse mesmo local, afinal unir o útil ao agradável é sempre bom e valoriza o trabalho a ser realizado, pois, sempre acabamos fazendo melhor aquilo que mais gostamos, segundo informações obtidas em aula, por conta do afeto que empregamos nessa situação.
Com base no local escolhido, será possível analisar a hospitalidade, mesmo esta sendo realizada por um estabelecimento comercial,  onde em troca de lucro, oferecem a hospitalidade dentro de seus quatro tempos aos seus clientes, constituindo a troca, uma relação comum entre anfitrião e hospede.
Durante visita ao Point do Vinho, foi possível perceber a presença de profissionais de acolhimento, como por exemplo: manobrista, recepcionista, garçom e claro, a presença do gerente do local, nesse caso considerado como o anfitrião.  Em um ambiente aconchegante e tranqüilo, foi perceptível a cordialidade daqueles que atendem diretamente ao publico, com exceção do gerente, que não estava acessível no momento da visita.
Foi possível analisar que esse espaço deixa muito a desejar em relação a acessibilidade e inclusão, pois, não tem rampa de acesso , existindo uma escadaria para acesso ao local, não possui cardápio em braile, nem banheiros adaptados. Por ser um local de pouco espaço, impossibilitaria a movimentação de pessoas com problemas de mobilidade e no momento da visita, não havia nenhum atendente interprete de libras. Em resumo, o Point do Vinho não está adequado para receber pessoas portadoras de diversidades, mas, pode sem dúvida começar um trabalho nesse sentido, a fim de receber também esse público, assim como elaborar um site, para atendimento virtual e divulgação de seu espaço.
O vinho é um produto consumido em diversas partes do mundo, sendo também muito apreciado aqui no Brasil, e no Point do Vinho, pode ser apreciado em seus  sabores tradicionais (tinto, branco, suave, seco, pro seco, etc.) ou ainda, em sabores específicos, nesse caso chamados de coolers, e nos sabores morango, abacaxi ou pêssego.  Existe ainda a possibilidade do consumo de lanches, como por exemplo, x-burguer, misto quente e queijo temperado e consumo de porções, como por exemplo, salaminho, fritas, azeitonas, tabua de frios, tabua de queijos e provolone a milanesa. Admito ter estranhado a combinação desses petiscos com vinhos, talvez por uma questão cultural, onde eu acredite que vinhos sempre são excelentes acompanhamentos para massas, mas enfim, o público consome, gosta e não se importa se os alimentos se combinam ou não.
O som do local é ambiente, tocando ritmos atuais mesclados com clássicos, passando por todos os ritmos, esse som vem de caixas acústicas, que, acredito eu deveriam ser trocadas por um musico (bom) tocando ao vivo, pois ficaria mais harmonioso com a proposta do local. Antigamente, o mobiliário era rústico, sendo banquinhos em volta de grandes barris, atualmente, trocaram esses barris por mesas de madeira, que de certa forma, descaracterizaram o comércio, mas melhoraram em relação a espaço, pois cabem mais mesas do que cabiam barris. Os vinhos são servidos em taças, jarras ou em suas próprias garrafas, no caso dos vinhos famosos, como o Zagoto por exemplo, e, talheres não são necessários, somente existe uso de guardanapos, pratos, bandejas e palitos, para consumo dos petiscos.
O Point do Vinho recebe, acolhe, alimenta e hospeda todos os seus clientes. Mas, falando especificamente do hospedar,  foi possível verificar que o local hospeda também alguns eventos, como por exemplo,  comemorações de aniversários, de promoções de trabalho, reuniões de amigos para happy hours e, situações especificas, como por exemplo, um pedido de casamento.
É um ambiente freqüentado por grupos de amigos, por pessoas sozinhas, por famílias e principalmente, por casais.
O Point do Vinho poderia investir mais em aconchego, pois quando resolveram trocar os barris por mesas, perderam sua característica rústica, a partir disso, poderiam manter a decoração rústica e mobiliario mais confortável, já que é um comércio de slow food, onde as pessoas vistam para apreciar vinhos e a companhia de outras pessoas, sem a menor pressa. Esse local recebe, acolhe, alimenta e hospeda todos os seus clientes. Mas, falando especificamente do hospedar,  foi possível verificar que o local hospeda também alguns eventos, como por exemplo,  comemorações de aniversários, de promoções de trabalho, reuniões de amigos para happy hours e, situações especificas, como por exemplo, um pedido de casamento.
Resumindo a visita:  fui extremamente bem recebida e acolhida, me alimentei e bebi coolers de diversos sabores, fui bem hospedada para realização da visita técinica e me entretive com conversas entre amigos, numa situação convivial e de grande apreço pelos seres humanos: estar e fazer parte de um grupo. Com certeza, essa experiência agregou novos valores e conhecimentos, onde o Point do Vinho foi extremamente importante, ou seja, cumpriram sua “missão”: aplicar os quatro tempos da hospitalidade a fim de que o visitante retorne... e retornarei mesmo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário