domingo, 29 de maio de 2011

Alimentar... é somente o que se pensa?

Para um melhor entendimento sobre um dos tempos da hospitalidade, o alimentar, foram realizadas três visitas técnicas, sendo estas a uma churrascaria, uma pastelaria e uma casa de vinhos. Nesses espaços foi possível observar a diferença em relação as regras de etiqueta utilizadas em cada um, na churrascaria por exemplo, haviam talheres e enxoval adequados ao tipo de serviço, enquanto que na pastelaria era necessário somente usar as mãos para se alimentar, não estando errado, pois, a cultura nos ensina que deve ser assim.
No quesito acessibilidade, todos os espaços deixaram a desejar em algum fator, alguns menos outros mais, na casa de vinhos, não havia rampas de acesso, espaço para circulação de cadeirantes e nem mesmo cardápio em braile, já na churrascaria era possível a entrada e acomodação de cadeirantes porém, os talheres não eram adequados para pessoas com dificuldade de movimento e também não havia cardápio em braile e na pastelaria por sua vez, não havia cardápio em braile e as mesas não acomodariam um cadeirante em condições adequadas, mas por o pastel ser consumido com as mãos seria fácil para alguém com problemas de mobilidade ou diversidade se alimentar.Dentre esses locais, apenas a churrascaria possui banheiro adaptado.
Em relação a recepção,  somente na casa de vinhos havia um recepcionista na entrada, nos demais locais, após entrar no estabelecimento, foi realizado o atendimento. Os anfitriões desses espaços, seriam o gerente da casa de vinhos, que não fica acessível a seus clientes, o dono da pastelaria ,que atende diretamente seu público, e o maitre da churrascaria que também não se dirigiu a seus clientes, exceto na hora de ajudar seus garçons a servir e  na hora de cobrar as contas. Em relação a cordialidade, não houve somente na churrascaria, talvez devido ao grande numero de pessoas presentes no evento, o que não é justificável. Em todos os espaços visitados, os funcionários  atendiam de acordo com a proposta de seu comércio, sem maiores transtornos.
Resumindo, foram visitas agradáveis, onde alguns locais atenderam melhor do que outros e possibilitaram um melhor entendimento sobre o tempo alimentar da hospitalidade, pois esse tempo abrange não somente o ato de se alimentar em si, mas, também, as estruturas, o atendimento, os serviços e  a qualidade oferecidos, assim como  a possibilidade de inclusão social, tão abordada atualmente. Todos precisam melhorar em alguns aspectos... Mas quem e o que nessa vida de fato é perfeito???!!
E, respondendo a pergunta do titulo: alimentar é mais do que se pensa sim, não é simplesmente oferecer alimento, é algo além disso...  muito além disso...

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