Meta: Finalizar com aprovação Três Core Curriculum durante o período de 4 semestres.
Core Curriculuns escolhidos: Ciências da Vida, Inglês Instrumental e Culturas.
Durante o Core Curriculum de ciências da vida, foram aplicadas três atividades, baseadas nos temas propostos em aula. Essas atividades foram realizadas em grupo, pois tinham como objetivo, além de discutir idéias sobre os temas, fazer com que o grupo percebesse que cada situação oferecia discordanias que deveriam ser respeitadas.
Posso citar como exemplo, o tema aborto, onde duas pessoas no grupo eram a favor e tres eram contra, onde o grupo, por democracia, se posicionou contra o aborto. Após a discução, decisão e elaboração de documento se posicionando contra o aborto, o professor trocava o documento com o de outro grupo que era de opinião contraria a do nosso, a partir disso, o grupo devia elaborar outro documento com instrumentos que valorizassem o ideia de ser a favor do aborto. O intuito da atividade era demonstrar por que tal assunto causa tanta polemica: devido a fatores, sociais, religiosos, de carater ou mesmo financeiros, cada pessoa (ou no caso, grupo), tinha motivos para defender aquilo em que acreditava, e colocar em discussão na sala de aula o que ocorre em sociedade.
Todos os temas escolhidos para esse Core Curriculum, eram interessantes e coerentes com o que vivemos em sociedade atualmente.
Em relação a eventos, esse Core Curriculum é bastante interessante, uma vez que, exercita a capacidade de apurar o dissernimento, o trabalho em equipes e, ao mesmo tempo, enfatizar que sempre existe o outro lado, opiniões divergentes que devem ser também consideradas, assim como acontece no mercado de eventos e na vida.
Durante o Core Curriculum foram aplicadas diversas atividades, pautadas em materiais atuais, como por exemplo, blogs de artistas, fofocas internacionais, propagandas e noticias atuais.
Em relação a eventos, esse Core Curriculum se faz extremamente interessante e agradável de participar, porém para atuar na area de eventos é necessário um curso muito mais aprimorado, com intuito de realmente aprender fluentemente o idioma. Mas, qualquer ferramenta que possa viabilizar um entendimento rápido sempre é bem vinda e agregar conhecimentos nunca é demais.
Culturas: o foco principal é, mediante uma visão antropologica da cultura, projetar e educar o aluno a ter uma visão universal , ao mesmo tempo em que o prepara para uma melhor convivência social, onde não se é obrigado a concordar com o outro mas, é sim, obrigado a respeitar o outro.
Durante o Core Curriculum de Culturas foram incentivadas discussões sobre diversos temas (e problemas) sociais e ao final, deste cada individuo do curso pode, em grupo ou sozinho, realizar um trabalho a ser apresentado para a sala, com base nos tópicos discutidos em aula.Entre os temas abordados estavam: canibalismo, sexismo, racismo, escravidão, homossexualidade, tatuagens/ piercings e violencia.
Em dupla, escolhemos o tema etnocentrismo e relativismo cultural, onde, a partir de um email que circula na internet, realizamos um estudo com a finalidade de identificar o outro lado da história, dessa forma deixamos nosso etnocentrismo de lado e tentamos entender o relativismo cultural.
O email é sobre a matança de golfinhos na Dinamarca onde o mar se tinge de vermelho por conta do sangue dos animais. E, por mais repugnante que isso seja, realmente existe o outro lado da história, que deve ser entendido e respeitado.
O Core Curriculum de Culturas é totalmente indicado para quem pretende trabalhar em eventos, pois, proporciona conhecimento sobre outras culturas e claro, trabalha o aluno no que diz respeito a entender e respeitar o diferente.
De todos os Core Curriculuns realizados, o mais proveitoso em relação a minha graduação foi o de Culturas, além de muito dinâmico, traz um entendimento sobre o que é viver em sociedade e saber conviver com as diferenças, afinal no mercado de eventos nada, nem ninguém é igual, onde diversar culturas convivem e diversas situações surgem a todo momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário