domingo, 12 de dezembro de 2010

Um pouco sobre eventos...


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, fazer eventos não é somente fazer festas e baladas... é muito mais abrangente.

Existem vários tipos de eventos, como visitas, concursos, exposições, feiras, salões, mostras, encontros, lançamentos, inaugurações e shows. Eles podem ser classificados como folclóricos, culturais, sociais, artísticos, científicos e desportivos.

Um evento é um acontecimento que tem como característica principal proporcionar uma ocasião favorável ao encontro de pessoas, reunindo-as em torno de um objetivo específico. Simplificadamente, é um ato criativo com pretensão de causar impacto.

Como ferramenta de marketing, os eventos tem o potencial de transmitir idéias e auxiliar na mudança de comportamentos, de forma a garantir espaço no mercado e conquistar o consumidor gerando lucro (óbvio!!!).
 
Eventos são verdadeiros ímãs de pepinos. Basta pensar em fazer um evento que, instantaneamente, começa a chover um monte deles (tá, exagerei um pouco… ou não!). São tantas as variáveis envolvidas nessa equação estressante que fica impossível prever a magnitude do abacaxi que você receberá para descascar. Mas, são ossos do ofício...

Realizar um evento implica em responsabilidade com o tempo, dinheiro e inteligência dos envolvidos. Conhecer o assunto (dominá-lo seria o ideal), saber montar e executar um cronograma coerente de ações, resolver questões logísticas, burocráticas, de segurança, legais, financeiras, estrategicas, ter um relógio no pulso durante todo o evento que lhe permita impedir atrasos… e por aí vai... (affff cansei...), só quem trabalha (ou pretende trabalhar) nessa área sabe o tamanho real dessa lista – da qual o cumprimento de cada item não é nada além de sua obrigação de organizador, que, diga-se de passagem, não se divertirá nada durante o evento!

Organizar eventos exige tanta, responsabilidade e comprometimento quanto qualquer outra profissão (talvez até mais...), sendo necessário estudar e se preparar para isso. Afinal, lida direta e indiretamente com vidas...

Qual aluno do curso de graduação em eventos nunca escutou, ao ser perguntado sobre o curso que estuda e responder "Eventos!": " Isso existe??? Curso para fazer festas??rsrs". É... para quem achava que era SÓ isso, sinto decepcionar... é MUITO MAIS que isso!!!!
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário