domingo, 12 de dezembro de 2010

Projeto Integrado

É um diferencial proposto pelo Curso Superior de Tecnologia em Eventos, que permite aos alunos deste, aplicar na prática os conhecimentos adiquiridos durante o semestre, enriquecendo assim, seu curriculo e/ ou portfólio profissional.
A cada módulo (semestre) é realizado um Projeto Integrado abordando o tema em estudo, onde cada aluno tem a possibilidade não só de aplicar o que aprendeu, mas, também, aprimorar sua capacidade de trabalho em equipes, fator fundamental para qualquer profissional da área de eventos.

1º semestre
Ocupação Cultural: Projeto curtorial e memorial descritivo
O objetivo do projeto foi, com nenhum recurso financeiro, angariar atrações para a 2 ª ediçao da Ocupação Cultural (apresentação de diversas atrações culturais em pontos estratégicos do centro de São Paulo), onde para realizar a captação de atrações foi necessário estudar quais estavam ligadas diretamente ao tema do evento e dentre estas quais as melhores, as que deveriam ser convidadas a participar da 2ª edição do evento. Após realizar essa curadoria, desenvolver um documento, de facil entendimento para qualquer leigo, sobre tudo referente ao evento, assim como os materias que seriam utilizados, como, onde, quando, quantos e, em que ponto do palco. Exemplo: data do evento, inicio e termino, quantas tomadas, iluminação, qual a posição do palco, microfones, caixas de som, etc...
Durante a 1ª Ocupação Cultural, os alunos participaram com o intuito de verificar como foi realizada esta edição e identificar os pontos a serem melhorados para a segunda edição, com o intuito de torná-la um evento de maior sucesso.




2º semestre
Escola de Samba Academicos do Tatuapé: Carta Proposta e Plano de Criação
O objetivo do projeto foi, trabalhando em parceria com a escola de samba, entender as fases do pré, trans e pós evento, e levar idéias para que a mesma pudesse melhorar a organização e a produção das fases do seu evento, trazendo maior visualização sobre os pontos a serem melhorados com a finalidade de levar a Academicos do Tatuapé para o Grupo Especial em 2012. Claro, que para isso foi necessario a relaização de diversas reuniões e visitas técnicas, com o intuito de ir melhorando aos poucos e a cada ano, considerando que de 2010 para 2012 estar no Grupo Especial é um curto prazo para atingir a meta da escola...
Sendo um desfile de escola de samba, um evento de grandes proporções, o grupo se comprometeu a, inicialmente, melhorar a ida, organizaçao e retorno do desfile de 2011, oferencendo apoio profissional e sugerindo idéias de materiais a serem utilizados, como por exemplo: sinalização, identificação, site para cadastramento de integrantes, etc, de forma mais moderna e eficaz. A partir do trabalho de identificação de pontos fortes e fracos, nossa equipe formalizou a consultoria com uma carta proposta, aceita pelo presidente da escola de samba, juntamente com sugestões de criaçao de novas peças graficas, assim como a identificação da necessidade de provocar uma nova experiencia no proximom desfile.
Trabalhar com um evento como a organização e produção de um desfile da Escola de Samba Academicos do Tatuapé, enriquece o curriculo de qualquer profissional de eventos, ainda mais se com sua colaboração a escola atingir sua meta... desfilar pelo Grupo Especial em 2012. É esperar pra conferir o resultado.



                      
3º semestre
8ª Semana de Turismo e Hospitalidade Unicid: Carta Patrocínio e Captação
Esse projeto teve como objetivo captar recursos para o evento, sempre utilizando como permuta a divulgação do patrocinador durante o evento.
Cada equipe teve uma proposta durante o evento, a nossa no seresponsabilizou por captar coffe break para dois duas noites de evento (17/11 e 18/11 )incluindo noite de autografos, para as renomadas palestrantes : Ginha Nader, empresária e consultora sobre o tema Disney, que palestrou e realizou noite de autógrafos de seu novo livro: "A Magia do Imperio Disney" e Maria Cecila Giacaglia, conhecida professora e escritora de livros direcionados a área de eventos, que palestrou e fez a noite de autógrafos de seu livro "Gestão Estratégica de Eventos".
Para a realização desse projeto, após a elaboração da carta de patrocinio, nossa equipe firmou contrato de parceria com o renomado Buffet Avelã, que se responsabilizou por toda a produção de A&B para as duas noites do evento, recebendo em troca divulgação de seus serviços, tanto por meio de seus cartões e folders quanto simplesmente pela qualidade do serviço oferecido.
A 8ª Semana do Turismo e Hospitalidade foi um sucesso, onde todos tiveram seus objetivos atingidos, assim como proposto durante a negociaçao: a Unicid agregou valor academico, o Buffet Avelã teve sua marca divulgada perante um mix de público e nossa equipe conseguiu finalizar o projeto com exito.

                                 
                   


Conclusão
Em todos os projetos, eu particularmente, desenvolvi trabalhos que retratam a realidade do mercado profissional e aprendi muito com eles, tanto profissional quanto pessoalmente, afinal, não é simples trabalhar em equipe, mas porém é extremamente necessário, e cada experiência vivida dentro de cada um dos grupos só veio a agregar-me ainda mais dissernimento.
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário