domingo, 12 de dezembro de 2010

Práticas Profissionais

As práticas profissionais fazem parte de um processo de aprendizagem indispensável a um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira. É através das práticas profissionais que temos a oportunidade de assimilar a teoria e a prática, aprender as peculiaridades e "macetes", e conhecer a realidade do dia-a-dia, no mercado de eventos, assimilando tudo aquilo que aprendemos em aula e até mesmo aquilo que ainda vamos aprender teoricamente.
Temos muito mais retenção ao aprendemos na prática do que ao que aprendemos lendo ou ouvindo. O que fazemos diariamente e com freqüência é absorvido com muito mais eficiência por meio da experiência.

Com base nesse conceito, destaco abaixo alguns dos eventos onde tive oportunidade de praticar profissionalmente e, mais abaixo darei enfase a uma destas.


-Ocupação Cultural
-Simpósio do Samba e Cidadania
-Semana de Iniciação Científica UNICID
-Semana Jurídica Unicid
-8ª Semana do Turismo e Hospitalidade Unicid
-Universo Futebol


Detalhadamente: Universo Futebol

Entre os dias 15 e 18 de abril, o Universo Futebol reuniu um mundo de atrações para o público de todas as idades e torcidas que passaram pelos mais de 10 mil metros de paixão pelo futebol instalados na Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
Universo Futebol foi o maior festival de futebol da América Latina!
O Grupo Pão de Açúcar é o patrocinador master do Universo Futebol, maior festival de futebol da América Latina.
A rede de artigos esportivos Centauro, o provedor UOL e a TV Band são patrocinadores do evento. Rádio Bandeirantes, Band News FM, Máquina do Esporte, Livraria da Vila, Xbox e a Academia de goleiros Fechando o Gol também apóiam o evento.
 
Trabalhei no evento Universo Futebol, durante todos os dias em que esteve funcionando (da montagem até a desmontagem), das 09 h até as 21 h, no estande da empresa na qual trabalhei por mais de 6 anos. Fui enviada para o evento por estar cursando uma universidade na área de eventos. Minhas atribuições no evento incluiam desde tudo o que eu já fazia em loja (responsável pelos caixas, backup de gerencia e vendas) até auxiliar os gestores de eventos da empresa com possíveis situações que pudessem causar qualquer transtorno ao evento.
 
Com base no material estudado em aula posso fazer ligações com a prática vivenciada no estande durante o Universo Futebol.
1ºsemestre
 Logística: no que diz respeito a essa base, o evento contou com a responsabilidade dos terceirizados, colaboradores e fornecedores, que nada deixaram a desejar, tudo foi montado e desmontado dentro dos prazos estipulados. O único contra tempo que aconteceu foi o atraso na entrega de embalagens, mas foi sanado rapidamente, não afetando o andamento do evento.
 Recursos Humanos: a equipe que trabalhou no evento foi minuciosamente escolhida pela supervisão da empresa, que só enviou para o evento colaboradores especializados em futebol, comprometidos e responsáveis. Escolheram somente os melhores, não importanto de qual região viriam ou que loja desfalcariam. Afinal um evento desse porte, não poeria ter problemas por conta de mau atendimento.
 Gestão Empresarial: todos os colaboradores que trabalharam no estande já eram contratados da empresa (trabalhavam em loja) e foram direcionados ao evento. Portanto, já sendo registrados em regime CLT, porem, a empresa durante os dias de evento, forneceu verba para almoço e jantar (conforme cada jornada de trabalho), vale transporte e folgas referente as horas excedentes. Os promotores foram enviados por suas respctivas marcas, ficando a cargo destas sua contratação.
 Gestão Financeira: o estande além de ser uma demonstração de produtos de ponta para futebol e propaganda da empresa, era tambem uma loja onde os visitantes podiam comprar normalmente, pagando em dinheiro ou mesmo em cartões. As vendas durante os quatro dia de evento, pagaram os custos dos produtos vendidos, os custos do estande e as verbas disponibilizadas para os colaboradores, não havendo gasto ou prejuizo por parte da empresa.
 Curadoria: com certeza foi realizada, afim de se manter o evento coerente com o tema escolhido (futebol), inclusive no estande pode-se dizer que houve uma certa "curadoria" em relação aos colaboradores que ali trabalharam, já que somente enviaram os melhores e especializados em futebol. A curadoria se fez necessaria e poderia ser notada ao visitar o evento, onde absolutamente tudo era voltado para o mundo do futebol.
 Aspectos Legais e de Segurança: o evento foi ralizado no prédio da bienal do ibirapuera, que conta com toda a estrutura para receber esses eventos, possuindo toda a documentação necessaria para abrigar eventos de grande porte. Ficou a cargo do juridico da empresa verificar essa documentação. Durante o evento e, em tod sua extensão era notória a presença de seguranças e bombeiros, assim como ambulância a disposição para caso ocorresse alguma eventualidade. Afinal, estavamos falando de futebol...
 Engenharia de Eventos: o memorial descritivo foi elaborado pelos gestores de eventos da empresa, contendo todo o matrial necessario para montagem, realização e desmontagem do evento, assim como as datas e horarios previstos.Porém houve uma falha na infra-estrutura do pavilhão, não haviam bebedouros disponiveis, somente agua nas torneiras dos banheiros, o que nos levou a gastar dinheiro com água para abastecer a equipe e também algum cliente, caso solicitasse.
 Catering: não houve nenhum tipo de serviço de A&B durante o evento, os colaboradores receberam verba para utilizar nos restaurantes do Parque do Ibirapuera.
 
 
2º semestre
 Economia da Experiência: durante o evento em todos os pontos, havia atrações interativas, onde o público não precisava pagar para se divertir, como por exemplo, futebol de robos, pebolim, video games, wii, cinema, debates e ainda podiam fazer gratuitamente uma caricatura com a camisa da seleção brasileira. No evento também a todo instante circulavam celebridades do mundo do futebol, por exemplo: Zetti, Jameli, Marcos, Vanucci, Cleber, entre outros. Acredito que o publico que visitou o evento e gostava de futebol viveu algum tipo de experiência.Os organizadores poderiam ter investido mais nesse conceito, porém acredito que não faltou totalmente.
 Criatividade em Eventos: não houve muita inovação nesse sentido, era basicamente uma "feira" de futebol, sem maior criatividade ou utilização de técnicas em relação á cores, texturas e afins. A única coisa que remetia ao futebol, e que realmente passava ao publico uma sensação de momento futebol, era uma gramagem sintética com traves, onde o publico podia jogar um pouco, isso remetia a idéia de estarem num estádio.
 Plano de Criação: foi feito, incluindo o 3D do estande do evento, de como ficaria, em qual posição, como seria iluminado para valorizar o estande, sempre utilizando as cores tradicionais da empresa (vermelho e verde).Nesse sentido acredito que a empresa não tenha pecado, pois tudo ficou exatamente como estava no plano de criação, sem distorções ou adaptações, desde os ingressos até as vitrines.
 Sociedade e Espetáculo: não é necessário dizer o quanto brasileiro é apaixonado por futebol e o quanto esse evento foi atrativo para seu público alvo. Todos os que foram aproveitaram muito o evento, seja assistindo um debate, pegando um autografo ou mesmo saindo de lá com uma caricatura sua em forma de jogador de futebol brasileiro. A sociedade valoriza esse tipo de evento, onde a loja em funcionamento só fez agregar valor e atrair o publico consumidor... que simplesmente queria comprar algo no "Universo Futebol". Particularmente classifico esse como um evento (não pseudo), por ter provocado experiencias em quem ali estava e ao mesmo tempo gerar lucro.
 Planejamento: não participei do planejamento em si, estava somente a par da idéia e de qual era a intenção da empresa em relação a parte operacional .Mas por não ter ocorrido imprevistos graves. acredito que houve um prévio planejamento muito bem elaborado por parte dos gestores de eventos da empresa.
 A&B: não houve nenhum tipo de serviço de A&B por parte do evento, com excessão da distribuição de chopp para os colaboradores na finalização do mesmo por empresa contratada. Para quem procurasse algum tipo de alimentação havia apenas profissionais autonomos do próprio parque vendendo pipocas, sorvetes, hot dogs e afins.
 Formatação de Projetos: a empresa foi a idealizadora e organizadora do evento, não solicitando mão de obra externa para seu estande, os próprios gestores elaboraram o escopo e o cronograma, trabalhando todo o evento em parceria com os colaboradores desde o pré até o pós evento. Os contratos ficaram sob responsabilidade do setor jurídico da empresa. Não tive acesso as cartas propostas recebidas ou enviadas pela empresa.
 Pesquisa e Avaliação: não foi realizada pesquisa no pré evento, pois a empresa é experiente no ramo esportivo e com grande conhecimento de seu público alvo. Porém foi realizada uma pesquisa no que se referiu a encontrar os melhores colaboradores a serem enviados para o estande, junto a seus gerentes. O evento foi avaliado no pós evento, com o intuito de melhorá-lo caso ocorra uma nova edição do mesmo.
 
 
3º semestre
 Demanda Turística e Mega Eventos: o Universo Futebol, apesar de não ser um mega evento, pode ser considerado como um evento promissor de grandes proporções, onde o conhecimento da demanda por parte da empresa, tornou o evento um sucesso, com grandes atrativos para aqueles que o visitaram.
 Marcas e Portifólio: o evento contou com a participação de diversas marcas conhecidas, como por exemplo, Adidas,Ttopper, Diadora, Puma, UOL, entre outras, que por sua parte agregaram valor ao evento e a si próprias por estarem em tal evento.A presença de celebridades também agregou valor as marcas, como por exemplo o jogador Cleber, patrocinado pela Puma. Cada marca levou um de seus patrocinados, que além de abrilhantar o evento, trouxeram público consumidor para dentro do nosso estande.
 Mídias: o evento se utilizou de vários tipos de mídia, dentre os quais podemos citar, propaganda na BAND e em jornais como o Lance e a Folha de SP, distribuição de ingressos nas lojas, em portas de escolas e quadras de futebol, site do evento (www.universofutebol.com.br), redes sociais e distribuição de flyers nos Parque do Ibirapuera.
 Empreendedorismo: não visualizei nada empreendedor no evento, foi um evento comum como qualquer outro da mesma tipologia, se não fosse o tema ser tão popular no Brasil, talvez não tivesse a audiência esperada. Coloar uma loja funcionando para vendas e também estande, talvez tenha sido uma idéia lucrativa, mas, não considero como criativa, visto que isso já ocorre em outros eventos. Em uma próxima edição do evento, os organizadores, devessem aplicar os conceitos de experiência e empreendedorismo, senão consequentemente será só mais um "Universo Futebol", como o que já aconteceu, e mais outro, e outro, até cansar seu público que acabará não mais prestigiando o evento.
 Marketing de Varejo e Eventos: o marketing desse evento realmente foi fundamental para seu sucesso, e, colocar estrategicamente uma loja em funcionamento dentro deste, não gerou lucro, mas cobriu os gastos da empresa com o estande e colaboradores. Quem estava ali era levado a comprar, não por necessidade, mas, por estar ali e em meio a tanto assunto futebol, precisava fazer parte da massa, acabou o evento sendo uma ferramenta de marketing para o estande dentro dela, que podemos considerar como ponto de venda. Dentro da loja havia à venda, marcas que praticamente já se vendem sozinhas, marcas famosas e procuradas, colocadas estrategicamente ao alcance do bolso do publico do evento.
 Negociação e Mecânica de Vendas: a empresa não teve gasto com o material de exposição de dentro do estande, após negociação com marcas parceiras da loja, cada uma levou para dentro do estande, seus produtos top de linha e seus promotores para divulgarem suas marcas, assim sendo o estande ficou o mais completo possível sem que a empresa gastasse com a exposição. Em troca do patrocínio da empresa, a organizadora do Universo Futebol, permitiu que fosse colocada uma loja dentro do evento.Essas negociações perduraram por cerca de um ano, até que se chegasse no consenso de que o evento ocorreria e quem participaria dentro do estande.
 Captação em Eventos: o Univeros Futebol fez a captação da empresa em que trabalhei e também de muitas outras, como por exemplo, o patrocinador master (Grupo Pão de Açúcar), firmando cotas de co patrocinio mediante a possibilidade da empresa colocar uma loja em funcionamento dentro do evento. A empresa por sua vez, captou as marcas em forma de permuta e com o lucro da loja cobriu suas despesas (com colaboradores e estande). Foram elaborados contratos previamente analisados pelo setor juridico da empresa, onde se firmaram os acordos, tanto de co patrocinio quanto de permuta. O Universo Futebol contou ainda com o apoio da BAND e da rádio Bandeirantes.
 
Conclusão
O Universo Futebol, foi realmente uma grande ferramenta de estudo, me fornecendo maior experiencia e conhecimento agregado ao que aprendo em sala de aula., possibilitando que eu consiga fazer a relação entre prática e teoria.

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